montagem inauguracao curso modular ecaa agr urbana

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Uni-CV inaugurou o curso modular de Agricultura Urbana e Periurbana esta segunda-feira, dia 4 de abril, em São Jorge dos Órgãos.

O ato de abertura contou com a presença da Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, o Representante da FAO Cabo Verde, o Dr. Nono Wondim Remi e a sua comitiva, a equipa do Conselho Diretivo da ECAA, os formadores e formandos do curso.

O Professor Doutor Vladmir Ferreira, vogal administrativo da ECAA, apresentou a missão da escola dedicada ao estudo da agricultura e ambiente, e os seus cursos.

"Este projeto é importante porque permitirá à Universidade criar competências que por sua vez permitirão resolver vários problemas de nível social e ter um impacto positivo na paisagem urbana e rural, ajudar muitas famílias com novas fontes de rendimento e terá certamente uma repercussão nos preços dos produtos", apontou a Reitora na sessão de abertura do curso.

"É mais uma opotunidade de abertura da universidade à sociedade", salientou ainda.

O representante da FAO, desenhou o processo que levou à cooperação da organização com a ECAA.

"Acho que uma boa estratégia de desenvolvimento da agricultura urbana e periurbana poderá desempenhar um papel importante em estratégias de desenvolvimento económico local", afirmou.

O curso vai formar 25 técnicos do INIDA, Ministério do Desenvolvimento Rural, das Câmaras Municipais do Sal, Praia, Mindelo e Porto Novo.

A capacitação tem o objetivo de dar corpo a projetos de criação de espaços verdes como as áreas periurbanas das cidades.

O curso baseia-se na formação de técnicas agrícolas adaptadas ao espaço e ao solo de Cabo Verde. Os técnicos formados vão prestar assistência técnica a beneficiários do projeto como famílias, associações, organizações não governamentais da agricultura urbana e periurbana.

O projeto integra-se na missão da universidade ao serviço da sociedade.

Uni-CV inaugura curso modular em Agricultura Urbana e Periurbana

ecaa

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde vai inaugurar o Curso modular em Agricultura Urbana e Periurbana na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, às 9h30, no espaço da Escola em São Jorge dos Órgãos.

Trata-se de um projeto financiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, em parceria com o Ministério do
Desenvolvimento Rural. A formação será dirigida a 25 técnicos das Câmaras Municipais da Cidade da Praia, do Mindelo, Sal e do Porto Novo e pretende capacitar os técnicos destas instituições no domínio da agricultura urbana e periurbana.

O ato de abertura será co-presidido pelo Representante da FAO, em Cabo Verde, Dr. Nono Womdim Remi, e pela Reitora da Uni-CV, a Profª Doutora Judite Medina do Nascimento.