drone

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde, no âmbito da Pós-Graduação e Mestrado em Gestão de Informação Agrícola e Agricultura de Precisão (AGIM) e em parceria com a Nova Information Management School, ofereceu o Curso Modular em Utilização de Drones nos dias 7 e 8 de julho, nas suas instalações em São Jorge dos Órgãos.

Com a duração de cerca de 12 horas, o curso contou com a participação de estudantes do mestrado AgIM e com profissionais de diversas instituições públicas como o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), o Institut NeuroMyoGène (INMG), Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Proteção Civil e algumas Câmaras Municipais.

As áreas abordadas foram: Os drones para utilização civil. Tipologias; Considerações legais e de segurança: Regulação internacional e local; Segurança e Privacidade; Aquisição de imagens aéreas e a geração de mapas para agricultura de precisão I Point cloud. Imagens RGB e NIR. NDVI; Medição de áreas. Sistemas de coordenadas, Operação de multirotor I; Meteorologia, rádio, baterias, máquina fotográfica. Obstáculos, Plano de voo, Telemetria e Operação de multirotor II.