No âmbito do "Ciclo de Conferências Rural e Urbano: Resgate do Local num Contexto de Globalização", a ECAA, Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais realiza uma palestra com os Professores José Barbosa Neto e Carlos Alberto Bissani, ambos da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, no próximo dia 20 de Maio, às 17h00, no Campus do Palmarejo.

Primeiro Orador: Prof. Carlos Alberto Bissani

Título: "O desafio de conciliar a produção agrícola com a preservação ambiental"

Resumo: Diante do crescente aumento da população e da necessidade de alimentos, fibras e energia, o grande desafio mundial é conciliar a utilização dos recursos naturais para a produção agrícola e a sua preservação, visando à qualidade ambiental. O solo é um recurso que tem sofrido forte degradação e, portanto, necessita ser melhor utilizado e manejado, de modo que possa continuar sendo a base para a produção agrícola.

Breve currículo: Agrónomo (1982) e Mestre em Solos - Fertilidade do Solo (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, e Doutor em Ciência do Solo - Química do Solo (2000) pela Universidade de Wisconsin - Madison, Estados Unidos. Professor do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS desde, atuando no Curso de Graduação em Agronomia e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. A área de investigação é química do solo, com ênfase na dinâmica de nutrientes de plantas e elementos-traço em solos. Atualmente é professor associado e vice-diretor da Faculdade de Agronomia.

Segundo orador: Prof. José Barbosa Neto

Título: Melhoramento de Plantas

Resumo: O seminário pretende apresentar aspectos técnicos e potenciais do melhoramento de plantas e discutir uma breve proposta de melhoramento do milho para a Ilha de Santiago.

Breve currículo: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Plant Breeding pela Cornell University (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento da cultura do milho, variabilidade genética, marcadores moleculares, mapeamento de caracteres de importância agronómica e bioinformática. Concluiu a orientação de sete doutores e de 10 mestrados, publicando mais de 70 artigos em revistas científicas.

Espera-se pela vossa presença.