As equipas da ECAA e do CIDLOT da Universidade de Cabo Verde convidam toda a comunidade académica da Uni-CV, e os demais interessados assistir à Conferência no âmbito do Ciclo de Conferências: Rural e Urbano: Resgate do Local num Contexto de Globalização, que terá lugar no dia de 21 de Janeiro de 2014, a partir de 09:00 horas, na Sala das Conferências na Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais em São Jorge dos Órgãos na Ilha de Santiago.
A conferência será proferida pelo Mestre Mateus Pereira Gonzatto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, subordinada ao título: "Demandas tecnológicas da produção frutícola frente às condições sociais e ambientais do século XXI: Brasil e Cabo Verde".

 RESUMO

Os diversos sistemas de cultivo de plantas frutíferas necessitam de um amplo aspecto de tecnologias para viabilizá-los por meio do incremento de eficiência produtiva. Tanto o contexto social dos países em desenvolvimento, geralmente pautado pela escassez de mão-de-obra qualificada e o alto custo de oportunidade das atividades agrícolas em relação ao emprego em outros setores, como as respostas diferenciais dos cultivos a ambientes contrastantes, e frente as expectativas do real caminhos das mudanças climáticas, são factores que tem demandado da investigação agrícola soluções e alternativas direccionadas à produção hortícola em geral, as quais envolvem várias áreas do conhecimento agronómico. A partir desses aspectos, discute-se algumas das tecnologias que estão sendo motivo de investigação aplicada ao setor frutícola, com foco nas condições edafoclimáticas brasileiras e caboverdianas.

 BIOGRAFIA

MATEUS PEREIRA GONZATTO é brasileiro. Nascido em 1982 no Estado do Rio Grande do Sul. Possui as seguintes formações: Técnico em Agropecuária (Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, 2000). Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2006). Especialista em Agricultura Familiar (UFRGS, 2007). Mestrado em Fitotecnia – ênfase em Horticultura (UFRGS, 2009). Atualmente é doutorando em Fitotecnia – ênfase em Horticultura (UFRGS) e está atuar como Engenheiro Agrônomo responsável pelo sector de Horticultura e Silvicultura da Estação Experimental Agronômica da mesma universidade (UFRGS). Auxilia em disciplinas da área de fruticultura junto a Faculdade de Agronomia na mesma universidade.
Em Cabo Verde, está atuando (até o fim de janeiro de 2014) como Professor da disciplina de Morfologia e Fisiologia Vegetal junto ao curso de Agronomia Sócio-Ambiental, na Uni-CV / ECAA. Tem como principal interesse a pesquisa em fisiologia da produção de plantas frutíferas em ambientes tropicais e subtropicais, atuando nos seguintes temas: Fruticultura, Citricultura, Interações copa/porta-enxerto, Aplicação de fitorreguladores, Raleio químico de frutos, Maturação de frutos, Sistemas de produção e manejo de plantas frutíferas, Sistemas Agroflorestais.
É autor de diversos artigos em revistas científicas, trabalhos em eventos e capítulos de livros na área de fruticultura, principalmente em citricultura. Colaborou na produção e teste de duas cultivares de citros no Brasil, decorrentes de melhoramento genético.

Moderador da Conferência: Mestre Arlindo Rodrigues Fortes – ECAA, Universidade de Cabo Verde.

Local do Evento: Sala das Conferências na Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), São Jorge dos Órgãos, Ilha de Santiago.

O Responsável do CIDLOT                                                          Coordenadora do PE da ECAA

Salif Silva                                                                                                Olena Kovtun